Violão

Afinando Manualmente

215 Comentários

Hoje em dia existem afinadores eletrônicos que podem ser utilizados para a preparação do instrumento. Apesar disso, muitos preferem afinar corda a corda, no método tradicional. Bons músicos precisam saber como afinar seu próprio instrumento.

Para afinar cada corda você precisará ajustar a tarracha da respectiva corda até que o seu som fique adequado.

Vamos apresentar um paasso-a-passo de como afinar o violão ou guitarra:

  1. Vamos começar pela sexta corda de baixo pra cima, o Mi mais grave.
    Escute aqui o som da sexta corda do violão.
  2. Agora vamos para a quinta corda, o .
    Essa corda deve ter o mesmo som da sexta corda tocada na quinta casa.
    Escute aqui o som da quinta corda do violão.
  3. Agora vamos para a quarta corda, o .
    Essa corda deve ter o mesmo som da quinta corda tocada na quinta casa.
    Escute aqui o som da quarta corda do violão.
  4. Afinadas as 3 de cima, vamos para a terceira corda, o Sol.
    Essa corda deve ter o mesmo som da quarta corda tocada na quinta casa.
    Escute aqui o som da terceira corda do violão.
  5. Afinadas as 4 cordas, vamos para a segunda corda, o Si.
    Essa corda deve ter o mesmo som da terceira corda tocada na quarta casa.
    Escute aqui o som da segunda corda do violão.
  6. Agora a última corda a ser afinada, o Mi agudo.
    Essa corda deve ter o mesmo som da segunda corda tocada na quinta casa.
    Escute aqui o som da primeira corda do violão.

Repasse todas as cordas para ter certeza que seu violão está corretamente afinado.

Pronto, agora é hora de tocar!

Veja também:

  1. Como Ler Tablaturas
  2. Notações de Tablaturas
  3. Software Afinador
  4. O Que é Tablatura
  5. Vídeoaula de Cifra

Comentários

  • Afinador

    Olá, só uma dica para quem quer afinar violão, guitarra e outros: http://afinador.net.br :)

  • Afinador

    Olá, só uma dica para quem quer afinar violão, guitarra e outros: http://afinador.net.br :)

  • Afinador

    Olá, só uma dica para quem quer afinar violão, guitarra e outros: http://afinador.net.br :)

  • Afinador

    Olá, só uma dica para quem quer afinar violão, guitarra e outros: http://afinador.net.br :)

  • Afinador

    Olá, só uma dica para quem quer afinar violão, guitarra e outros: http://afinador.net.br :)

  • Afinador

    Olá, só uma dica para quem quer afinar violão, guitarra e outros: http://afinador.net.br :)

  • Afinador

    Olá, só uma dica para quem quer afinar violão, guitarra e outros: http://afinador.net.br :)

  • Afinador

    Olá, só uma dica para quem quer afinar violão, guitarra e outros: http://afinador.net.br :)

  • Gustavo Moreno

    q podre eu já sou a favor do afinador eletrônico kkkk mas o que doi é o preço

  • Luan Santos

    consegui muito fácil

  • Luan Santos

    consegui muito fácil

  • anonimo

    Pessoal baixem o app pra celular do cifra club funciona perfeitamente.

  • Eder

    Bom dia!

    Boas as dicas. Porém, O som das cordas quando clicamos nos link está uma oitava acima (todas). Se tentar chegar ao mesmo som, vai rebentar a corda. O tom está correto. Mas, o tom correto de cada corda é uma oitava abaixo.

    Um abraço

  • Sv7

    Vc tem q saber qual e a nota de cada corda,em um afinador ira aparecer uma letra quando vc toca uma corda exemplo a corda mas grave (grossa) kk e “E”ou Mi q e a nota dela.
    Dó=C
    Ré=D
    Mi=E
    Fá=F
    Sol=G
    Lá=A
    Si=B
    Dó=C
    e as sequencias das cordas no violao q eu saiba são.Da corda mas grave para a mas aguda:Mi,La,Ré,Sol,Si,Mi.

  • Renan

    Estourei as Cordas dos meu 2 violões tentando afinar .. kkkkk