Violão

Menores

213 Comentários

Os acordes menores são bastante utilizados nas melodias das músicas. Após aprender as posições dos acordes maiores, você pode começar a treinar os acordes menores. A maioria deles não exige uma grande alteração na forma do acorde e geralmente acrescenta ou diminui o uso de um dos dedos a partir do acorde maior.

Assim como os acordes maiores, é possível se fazer um acorde menor de diversas formas, mas é importante saber encaixar cada posição na hora certa, conforme o conjunto de acordes utilizado.

Os acordes menores são formados com as notas 1, 3 e 5 da escala de cada acorde e também são chamados de tríades, assim como os maiores. A diferença para os acordes maiores é que a distância entre a nota 1 e 3 é de 1 tom e meio e entre a nota 3 e a 5 de 2 tons. Nos acordes maiores essa diferença é de 2 e 1 e meio, respectivamente.

Segue abaixo as posições mais simples dos 7 acordes menores

  • Dó menor (Cm)

  • Ré menor (Dm)

  • Mi menor (Em)

  • Fá menor (Fm)

  • Sol menor (Gm)

  • Lá menor (Am)

  • Si menor (Bm)

Para fazer os acordes: Cada linha representa uma corda, sendo a linha da esquerda a sexta corda. A bolinha preta representa a primeira corda que deve ser tocada. As cordas marcadas com “x” não são tocadas.

Veja também:

  1. Fotos dos Acordes
  2. Maiores
  3. Com Sétima
  4. Como Ler Cifras
  5. Como Ler Tablaturas

Comentários

  • Lorrane Da Silva

    top mas ainda não conseguir mudar as notas rápido

  • Fran santyago

    São o numero dá casa que você precisa colocar a pestana ex:5 casa.
    entendeu!!!

  • Sérgio Ribeiro

    São dois modos de fazer o acorde !

  • diogo paulo

    Ae respeito gera respeito tranquilo. Por favor olha a educação aí

  • camila

    Pessoal o q é essa barra preta nas notas.

  • Lira JR

    É uma pestana, ou seja, o dedo indicador pressionando todas as notas indicadas pela barra preta.

  • camila

    Valeu, obrigada!

  • Cátia

    eu não estou percebendo nada

  • Dirce

    No modelo acima vejo dois exemplares de cada nota.
    Com saber qual aplicar?

  • jasmine bekman

    Olha os dois estão certos é só VC escolher o que VC melhor consegue fazer tipo, se VC é mlhor com pestanas ou sem

  • jasmine bekman

    Olha os dois estão certos é só VC escolher o que VC melhor consegue fazer tipo, se VC é mlhor com pestanas ou sem

  • Giovanna Pereira dos Santos

    Os acordes são infinitos ?

  • Giovanna Pereira dos Santos

    Os acordes são infinitos ?