Violão

Menores

224 Comentários

Os acordes menores são bastante utilizados nas melodias das músicas. Após aprender as posições dos acordes maiores, você pode começar a treinar os acordes menores. A maioria deles não exige uma grande alteração na forma do acorde e geralmente acrescenta ou diminui o uso de um dos dedos a partir do acorde maior.

Assim como os acordes maiores, é possível se fazer um acorde menor de diversas formas, mas é importante saber encaixar cada posição na hora certa, conforme o conjunto de acordes utilizado.

Os acordes menores são formados com as notas 1, 3 e 5 da escala de cada acorde e também são chamados de tríades, assim como os maiores. A diferença para os acordes maiores é que a distância entre a nota 1 e 3 é de 1 tom e meio e entre a nota 3 e a 5 de 2 tons. Nos acordes maiores essa diferença é de 2 e 1 e meio, respectivamente.

Segue abaixo as posições mais simples dos 7 acordes menores

  • Dó menor (Cm)

  • Ré menor (Dm)

  • Mi menor (Em)

  • Fá menor (Fm)

  • Sol menor (Gm)

  • Lá menor (Am)

  • Si menor (Bm)

Para fazer os acordes: Cada linha representa uma corda, sendo a linha da esquerda a sexta corda. A bolinha preta representa a primeira corda que deve ser tocada. As cordas marcadas com “x” não são tocadas.

Veja também:

  1. Fotos dos Acordes
  2. Maiores
  3. Com Sétima
  4. Como Ler Cifras
  5. Como Ler Tablaturas

Comentários

  • Lorrane Da Silva

    top mas ainda não conseguir mudar as notas rápido

  • Fran santyago

    São o numero dá casa que você precisa colocar a pestana ex:5 casa.
    entendeu!!!

  • Sérgio Ribeiro

    São dois modos de fazer o acorde !

  • diogo paulo

    Ae respeito gera respeito tranquilo. Por favor olha a educação aí

  • camila

    Pessoal o q é essa barra preta nas notas.

  • Lira JR

    É uma pestana, ou seja, o dedo indicador pressionando todas as notas indicadas pela barra preta.

  • camila

    Valeu, obrigada!

  • Cátia

    eu não estou percebendo nada

  • Dirce

    No modelo acima vejo dois exemplares de cada nota.
    Com saber qual aplicar?

  • jasmine bekman

    Olha os dois estão certos é só VC escolher o que VC melhor consegue fazer tipo, se VC é mlhor com pestanas ou sem

  • jasmine bekman

    Olha os dois estão certos é só VC escolher o que VC melhor consegue fazer tipo, se VC é mlhor com pestanas ou sem

  • Giovanna Pereira dos Santos

    Os acordes são infinitos ?

  • Giovanna Pereira dos Santos

    Os acordes são infinitos ?

  • Jhon Macedo

    são diversas maneiras de se aplicar um acorde…ali são dois exemplos….qual vc conseguir fazer com perfeição,vc faz…por exemplo…existem pessoas com muita dificuldade em pestana…..e assim por diante!

  • henrique silva

    oi é porque eu n consigo pasar de casa com facilidade o que
    eu devo fazer

  • henrique silva

    oi é porque eu n consigo pasar de casa com facilidade o que
    eu devo fazer

  • Rique Ramos

    E aí chará, tudo bem? Trocar acordes, principalmente quando mudam várias casas é algo que todo iniciante em violão tem dificuldade e talvez até os mais experientes tenham essa dificuldade mas não desista. Com o tempo vc vai obtendo mais desenvoltura e vai aumentar vários tons sem a dificuldade que tem hoje. O segredo é prática. Boa sorte.

  • Rique Ramos

    E aí chará, tudo bem? Trocar acordes, principalmente quando mudam várias casas é algo que todo iniciante em violão tem dificuldade e talvez até os mais experientes tenham essa dificuldade mas não desista. Com o tempo vc vai obtendo mais desenvoltura e vai aumentar vários tons sem a dificuldade que tem hoje. O segredo é prática. Boa sorte.

  • caroline

    ola garela achei no youtube um canal muito interessante pra quem quer dicas tem dificuldades, iniciantes ate mesmo quem ja toca ha um tempo, sao umas otimas técnicas, muito interessante. o nome é toque bem e tambem tem o site http://www.toquebem.com.br. boa sorte para todos e nao desistem!

  • caroline

    ola garela achei no youtube um canal muito interessante pra quem quer dicas tem dificuldades, iniciantes ate mesmo quem ja toca ha um tempo, sao umas otimas técnicas, muito interessante. o nome é toque bem e tambem tem o site http://www.toquebem.com.br. boa sorte para todos e nao desistem!

  • Neto Cardoso

    nei eu

  • Neto Cardoso

    nei eu

  • Daniel

    Exemplo dm c 5 e mesmoé o mesmo em c 7? Pq o a cifra e igual!

  • Maria fernada

    Não entendi isso: a diferença da 1 a 3 é de 1 tom e meio como assim?