Violão

Com Sétima

129 Comentários

Os acordes com sétima são muito utilizados para preparar um outro acorde, ou seja, antecipar o início de um refrão, ou indicar uma mudança na melodia. Como prova disso, é muito comum encontrar as sequências D7 + G, A7 + D, C7 + F nas músicas.

O acorde de sétima, como também é chamado, é feito adicionando a sétima nota menor (de uma escala diatônica em relação a tônica da escala). Isso significa 10 semitons para menor e 11 semitons para um acorde maior.

Segue abaixo as posições mais simples dos 7 acordes maiores com sétima:

  • Dó com sétima (C7)

  • Ré com sétima (D7)

  • Mi com sétima (E7)

  • Fá com sétima (F7)

  • Sol com sétima (G7)

  • Lá com sétima (A7)

  • Si com sétima (B7)

Para fazer os acordes: Cada linha representa uma corda, sendo a linha da esquerda a sexta corda. A bolinha preta representa a primeira corda que deve ser tocada. As cordas marcadas com “x” não são tocadas.

Veja também:

  1. Fotos dos Acordes
  2. Menores
  3. Maiores
  4. Como Ler Cifras
  5. Escala Cromática

Comentários

  • anônimo

    Muito boa as explicações. Simples e direta. Nota 10, parabéns.

  • anônimo

    Muito boa as explicações. Simples e direta. Nota 10, parabéns.

  • Thiago fernandes

    e os acordes com pestana aonde estão

  • Thiago fernandes

    e os acordes com pestana aonde estão

  • Thiago fernandes

    e os acordes com pestana aonde estão

  • Thiago fernandes

    e os acordes com pestana aonde estão

  • Thiago fernandes

    e os acordes com pestana aonde estão

  • Thiago fernandes

    e os acordes com pestana aonde estão

  • Thiago fernandes

    e os acordes com pestana aonde estão

  • Guest

    aonde estão

  • Logugol

    como fazer fa# ?

  • Iemilson

    Fazer Fa( normal dpois correr uma escala para a direita!

  • Iemilson

    Fazer Fa( normal dpois correr uma escala para a direita!

  • Iemilson

    sugestao: dedique-se a aprender as notas, dpois tenta cantar ao mesmo tempo! (Y)

  • Vanderlan Brito

    Pula uma semitom… Ai você vai me pergunta o que é semitom? Eu vou te dizer que semitom e uma casa a mais… Pronto! Um violão tem de 23 casas em seguida… Semitom e quando você sustende uma nota Fá na primeira casa e pula uma casa e fica Fá#. Chamasse semitom! Tem tom também! Tem o Fá Pula uma casa na frente a terceira casa vem a nota Sol. Semitom pula uma casa e tom pula duas casa Pra facilitar
    TOM: Duas casa nota Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Do
    SEMITOM: Casa por casa: As notas Sustenidos
    Tenha uma boa aula!!!

  • Zevran El Mes

    Concordo com cada letra que você disse.

  • tequinho merá M L K

    tudo e posivel

  • MARIO SOUZA

    fontes segura dis que o Ator e compositor tequinho merá M L K se-apaixonou por giovana grigio o menino mal chegou no brasil ja ta asim ele que Atuou no mexico um bom tempo ele que Atuou EM FILMES DE AO TADO DE JOHN TRAVOLTA cera verdade so quem sabe e TEQUINHO

  • MARIO SOUZA

    poste isto nas REDES SOCIAL galera quem sabe tequinho fala logo de uma vez esta historia ele e Ator ele deve tira isto a limpo

  • paola

    Gostei muito da esplicacao pois e bem simples de aprender

  • paola

    Gostei muito da esplicacao pois e bem simples de aprender

  • João v. da silva

    Por que o 1° exemplo são os acordes maiores e o 2° são os menores

  • Gilson Jose da Silva

    GOSTEI MUITO DA SUA EXPLICAÇÃO. TIREI MINHA DÚVIDA. PARABÉNS PELO SEU TRABALHO. EM CASO DE NOVAS DÚVIDAS RECORREREI NOVAMENTE AO SEU TRABALHO. ANTECIPADAMENTE: Gilson José da Silva

  • pedro gomes

    gostei muito meu professor pediu para mim pegar notas com sétima vim aqui e aprendi detalhada possivel..

  • Sabrina

    aiiiii meu deus, Tequinho Merá M L K, Eu Sou FÃ Dele, Ele cantor numa banda em rodelas chamado de Pkz……

  • Sabrina

    ELE SUMIU DE RODELAS,

  • Dirce

    Trago uma dúvida.

  • Dirce

    Trago uma dúvida.

  • Caio César De Liz

    tenho que dizer que todo acorde subsequente ao acorde com sétima é a quinta justa da sétima do acorde em questão.Ou estou errado?